Como atualizar a decoração com peças artesanais

 Como atualizar a decoração com peças artesanais

Produtos artesanais flexíveis podem se destacar em diferentes ambientes e trazer exclusividade para a casa.


Na concepção da parte estética do ambiente, tanto interior como exterior, dá-se grande atenção à composição de cores, formas e texturas, de forma a criar um local que vá ao encontro dos desejos e necessidades de quem o frequenta. A arte como um todo é uma forma de expressão necessária, que pode embelezar e criar sensações e diferir muito no estilo. Com as técnicas artesanais não é diferente. Objetos em madeira, tecido, cerâmica e biscoitos, entre outros, criados por artesãos habilidosos, dão singularidade e história à decoração.

Segundo muitos arquitetos, os produtos feitos à mão enriquecem o espaço, porque é uma cultura regional exclusiva e valiosa e tem potencial para favorecer pequenos produtores, como carpinteiros e artistas. Eles ressaltam ainda que esses produtos exclusivos contam sua própria história.




Objetos feitos de tecidos, fios e nós, como tapeçarias e rendas, são responsáveis ​​por enfatizar todos os tipos de espaços, principalmente paredes lisas e sem detalhes especiais. Expressa personalidade e requinte, além de diversos usos. Além de painéis de parede, podem servir de suporte para plantas em vasos, cortinas, cabeceiras de cama e até móveis. Com isso, acabam embelezando os elementos mais simples, trazendo cor e dinâmica aos espaços. Técnicas semelhantes, mas com peculiaridades próprias, como crochê e tricô, também podem dar vida a esses ambientes, com travesseiros, capas de cadeiras e toalhas de mesa.

Criar um produto manualmente pode ser uma atividade terapêutica, seja pelo aprendizado do processo, seja pelo compartilhamento com pessoas que têm o mesmo interesse, ou simplesmente pelo foco em uma tarefa que requer atenção. O olímpico britânico Tom Daley disse em seu perfil no Instagram que aprender a costurar durante a pandemia o ajudou a se manter racional, apesar de todo o estresse e insegurança da época. Além disso, fazer a decoração e a vitrine da sua própria casa é mais valioso do que um produto típico produzido em massa comprado nas prateleiras dos supermercados.

Vasos de plantas com suporte de macramê

Na decoração, o artesanato foi desenvolvido nas últimas décadas, ao contrário da indústria de massa. Hoje, as pessoas sabem mais sobre as linhas de produtos por trás do produto final e sobre a demanda e o tempo investidos em uma inovação única criada em pequena escala. A particularidade também entra nesta equação. "Em alguns casos, o barco pode ter falhas. No entanto, esse pode ser o charme da peça - detalhes não planejados que o diferenciam e o tornam original."

Escolhas e cuidados

Nesta cozinha, macramé foi usado na cortina

Os artigos feitos à mão podem ser adaptados a qualquer divisão. Não há limites para a criatividade, mas devemos pensar estrategicamente para ter um uso ideal. Em salas de estar, locais de entretenimento e quartos de dormir, peças de materiais mais sensíveis podem ter um maior impacto, atraindo mais interesse, uma vez que aparecem em locais de maior circulação de pessoas. Porém, alguns cuidados são necessários, como não deixá-los em locais muito úmidos ou próximos a locais onde se encontram os preparos alimentícios, pois podem prejudicar a vida útil e a aparência da peça, reduzindo seu arbítrio.

Para espaços onde não cabem elementos mais delicados, como banheiros e cozinhas, em vez de peças de macramê, por exemplo, pode-se usar um encarte de arte - uma técnica feita à mão, modelagem em madeira, modelagem e distribuição que pode ser adaptado ao espaço disponível, como armários e pias. Esta opção é interessante pela relação custo-benefício, pois agrega valor ao meio ambiente sem a necessidade de materiais caros e revestimentos sofisticados.

Artigos relacionados