Como desenvolver a criatividade: 5 dicas poderosas

Como desenvolver a criatividade: 5 dicas poderosas


Hoje vamos falar sobre um tema muito interessante
que é a criatividade. Separamos para vocês cinco dicas de como se tornar uma pessoa mais criativa ou tornar o seu dia a dia mais criativo.

  • A primeira dica é o ócio criativo.




Esse conceito apareceu com o sociólogo chamado Domenico de Masi que criou um livro chamado o ócio criativo e identificou que o mercado de trabalho estava muito encaixotado, focado em trabalho exaustivo e competitivo. Então, ele viu uma forma de você se tornar mais criativo dentro de  uma empresa era ter um ócio criativo.

Por exemplo, ir a um parque com um livro que goste, mas que aquele livro vai te capacitar. Você tá ali meio num prazer, nenhum trabalho e ao mesmo tempo está ganhando conhecimento. Está trabalhando de forma criativa e ser criativo te motiva te faz tomar decisões com a cabeça mais aberta.

 Então para finalizar para vocês entenderem bem esse ócio criativo é a junção de trabalho, lazer e estudo de forma muito prazerosa e é bom deixar bem claro que não estamos falando de procrastinação,  é diferente tirar tempo para um ato criativo de ficar procrastinando no instagram e perdendo tempo, é legal, mas é muito mais prazer do que trabalha em alguns casos .

 O ócio criativo tem a ver com você pegar por exemplo uma série do netflix,  mas aquela série vai te alimentar para algum trabalho que você está fazendo. Ė um prazer misturado com uma pipoca,  tomando uma cerveja e é um trabalho ao mesmo tempo.

  • Segunda dica é pensar diferente, fora da caixa .



É você estar aberto a novas alternativas, novas experiências, aberto a novas possibilidades e acho que o principal é estudar coisas novas e entender outros pontos de vista , pensar diferente sempre exige que você saia da sua zona de conforto isso é óbvio e a idéia é que você mude sua rotina, além de conceitos prontos que te limitam.

O único jeito de você ter um resultado diferente dos outros é pensando em um jeito diferente,  porque se você não mudar sua linha de raciocínio você sempre vai chegar no mesmo ponto,  aquele que você está bem acostumado.

 Aqui devemos  esgotar as possibilidades sobre o mesmo assunto, tentar ser diferente, arriscar e acreditar nas suas idéias novas , então acredite e arrisque.

  • Terceira dica é olhar atento.

Uma das ferramentas mais poderosas para ser criativo é você  treinar o olhar,  esse olhar direcionado, atento e cuidadoso
para achar coisas novas e sentir os diferenciais entre cada coisa que você encontrar.

 Aí vai perguntar:  como fazer isso? 

Tudo começa com um  olhar curioso, atento e interessado é o que faz diferença  Ex. uma bagagem,  você tem uma mala nas costas,  onde você vai olhando, observando e vai guardando as coisas ali atrás,  aumentando essa bagagem . Isso faz toda a diferença para quem quer ser uma pessoa criativa ou quer usar sua criatividade como trabalho.E junto com esse olhar atento tem que vir um certo ar crítico, saber se aquilo é legal ou não num primeiro momento, você não precisa saber, mas é legal você pensar se você gosta ou não, 
porque gosta, porque não gosta .


 Então, porque não gostou? Será que você não está acostumado, não tá encaixotada, enquadrado naquilo e olha de uma forma diferente, pensa de um jeito diferente.


  • Quarta dica inspiração é 99% de transpiração.





Eu sei que é clichê ,  mas que funciona muito. Eu não acredito naquele estalo criativo, naquela
criação repentina, tipo insight ou uma ideia brilhante  do nada. Acredito num estudo, 99% de transpiração para você ter um porcentual de inspiração que  é decorrente de um grande processo de desenvolvimento criativo, onde você fez uma pesquisa,  você desenvolveu um conceito,  você achou um diferencial e aí sim você teve a idéia.

 O  projeto em qualquer área de negócio que você tiver é a parte mais importante,  provavelmente o primeiro resultado que você conseguir não vai ser o melhor. Então tente mais uma vez vai,  transpire,  gaste aquela
caneta, gaste aquele papel que a tua ideia melhor ainda está por vir e preguiça não combina com isso, realmente não combina.

É preciso gastar energia para chegar a
uma grande ideia, por isso acredito que criatividade tem a ver com treino, com exercício e não com um dom que você tem, é exercício e trabalho duro que vai ganhando bagagem , olhar atento,  o pensamento diferente e o ócio criativo até se tornar uma pessoa criativa.

  • A quinta dica é errando que se aprende.


Esse é o melhor tipo de aprendizado faz parte de um processo, pois isso quer dizer que você tentou,  errar é muito melhor do que você não tentar, então erre. Descobrir o erro e contorna-lo por si só já é um exercício para a criatividade.

Não tenha medo do erro, ele reforça o aprendizado. Embora o erro não seja a meta, ele está presente no caminho do crescimento.


Crédito nas imagens

Artigos relacionados